segunda-feira, 20 de março de 2017

Conheça a Permacultura

Movimento Ecológico
 Método é Fundamental para um Futuro Sustentável.

A permacultura é considerado um sistema de produção com o objetivo de criar uma cultura permanente, sustentável, baseado na cooperação e o respeito entre o ser humano e a natureza.
É uma  nova maneira de pensar e organizar a atividade produtiva, formando os  sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai  muito além da agricultura ecológica, pois engloba economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura. Foi criado no começo dos anos 70  pelos australianos Bill Mollison e David Holgren. Hoje a  permacultura tem em base  o respeito a todas as formas de vida, nos processos naturais e na sabedoria das culturas nativas.
A expansão da permacultura tem permitido a restauração do equilíbrio da paisagem agrícola e urbana.
Um dos princípios da permacultura nos mostra descobrir o quanto nossa vida está ligado  ao destino do planeta a fim de aprender a conviver em harmonia com a natureza. Que nos ensina a:

01. Cuidar da terra – Isso nos ajuda a tomar consciência de nós mesmos.
02. Cuidar do ser humano – Auxilia a descobrir nossas capacidades de criatividade, eficiência e  humildade para saber.
03. Limitar o nosso consumo – Tendo a maneira de conciliar os recursos disponíveis e as necessidades humanas para conseguir.
04. Controlar as nossas necessidades, sem precisar de guerra, fome ou miséria. A permacultura nos faz descobrir como funcionam os ciclos de redistribuição da  natureza que sabe criar a abundância das formas de vida.

Seus pilares estão baseados em um futuro sustentável. O primeiro é cuidar da terra para que ela se mantenha saudável para que os sistemas de vida continuem e se multipliquem.

Já o segundo é cuidar das pessoas, garantindo que elas tenham acesso aos recursos necessários para a sua existência. No último é repartir os excedentes, compartilhando os elementos provenientes dos ecossistema, até vale  inclusive para os conhecimentos adquiridos. Na suas vantagens está a possibilidade de utilizar a terra sem desperdício, de restaurar as paisagens degradadas e consumir o mínimo de energia para um futuro sustentável.